quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

005 - Substrato.

Como foi dito anteriormente, a Adenium necessita de um substrato com boa drenagem, porém este deve reter uma quantidade de água suficiente para suprir a planta para que esta cresça linda e saudável. Agora tem um detalhe, a escolha do substrato deve ser feita tomando por base a quantidade e a freqüência das regas, ou seja, se você é uma pessoa que rega com mais freqüência suas plantas, escolha um substrato que possua baixa retenção de água.
Aí vão algumas dicas.
1- Semeadura.
As sementes de Adenium devem ficar mergulhadas em água de duas a três horas antes da semeadura. Com este procedimento as sementes germinarão rapidamente. Fiz o teste deixando uma porção de sementes duas horas, três e quatro em água natural e os mesmos três em água levemente morna. As sementes que germinaram em maior quantidade foram as que ficaram entre duas e três horas em água natural. A primeira vez que fiz semeadura usei terra comum. Tive sucesso, porém as mudas cresceram devagar. Elas cresceram rapidamente quando usei apenas pó de casca de côco. Coloquei no fundo da sementeira pedaços de casca de côco e por cima o pó da casca do côco. Coloquei as sementes em linha dando um espaço de 1cm. Ao terminar, cubra, novamente, com uma fina camada de pó de casca de côco. Borrifar todos os dias, mas não muito, pois poderá causar podridão das sementes. Após um mês e meio a dois meses, você deve trocar o substrato. Isso se dá quando as mudas têm três pares de folhas verdadeiras.
2- Troca de vaso.
Esta prática deve ser feita quando as mudas completarem 1,5 a 2 meses de vida. Coloque no vasinho a mistura de pedaços pequenos de casca de côco, areia não muito fina com folhas secas, estrume de vaca curtido e misture bem. Ao colocar no vaso a muda neste substrato, coloque osmocote, que é um fertilizante de liberação gradual. Regue todos os dias.
3- Troca de vaso de uma planta maior(em torno de 20cm).
Use pedaços de casca de côco. Já vi pessoas usarem isopor em pedaços pequenos para substituir. Usar também mineral orgânico granular e solo comum que você possui em casa. Misture bem o solo com os pedaços de côco na proporção de 1 para 2. Coloque pedaços de côco no fundo do vaso(1/4 do vaso), depois 3/4 do substrato que preparou, fixe a planta segurando com a mão e complete com o mesmo substrato. Empurre o substrato em torno da planta para fixar bem, coloque o mineral orgânico granular ou osmocote. Um pouco mais de substrato cobrindo o osmocote. Sempre apertando nas bordas para firmar bem o "solo". Por fim, complete com um pouco de pó de côco e faça uma rega generosa. Deixe a planta na sombra por dois ou três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário