terça-feira, 19 de janeiro de 2010

004 - Desenvolver e organizar novas raízes.

1 - Devemos retirar a adenium com muito cuidado do substrato.

2 - Procure abrir as raízes de modo que elas não se arrebentem.

3 - Retirar a terra das mesmas com cuidado.

4 - Sempre borrifar as raízes para que elas não fiquem secas.

5 - Na preparação do solo coloca-se pedaços de côco, pó de casca de côco, areia grossa, estrume de vaca curtido, torta de mamona ou osmocote. Este substrato é bom para as plantas novas, pois o mesmo não retém água.

6 - Coloque pedaços de côco no fundo do vaso e complete com a mistura até a borda.

7 - Coloque a planta nova no vaso de forma que as raízes fiquem espalhadas, saindo do centro para as laterais. Você pode colocar palitos para organizar as raízes, para que elas não fiquem bagunçadas.

8 - Cubra com mais substrato.

9 - Coloque o osmocote em torno do vaso.

10 - Se preferir pode tampar o osmocote com um pouco de substrato.

11 - Regue com água misturada com quitosana ou complexo B para melhor desenvolvimento das raízes. Espere a água sair pelo fundo do vaso.

12 - Colocar o vaso em sol pleno. A plantinha irá crescer forte e saudável.

13 - Nem todas adeniuns se dão bem com esta técnica. A arabicum é uma delas, por isso o híbrido da arabicum com a socotranun por exemplo se dão bem porque a arabicum cresce rápido e dá um pescoço curto.

14 - Se a muda tiver poucas raízes, observar se ela é um híbrido, pois estes dão mais raízes. Só então poderá regar as mudinhas com um mês de vida com hormônio uma vez na semana.

15 - Colocá-las em vasos de bonsai do tipo bandeja facilita o processo para quem quer um adenium bonsai. Poderá também borrifar o hormônio nas folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário